Durante a comemoração do 246° dia da Independência dos Estados Unidos da América, no último dia 4 de julho de 2022, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil por meio do Escritório de Cultura e Educação via Representação Diplomática dos EUA em Belo Horizonte anunciou o resultado dos projetos submetidos à Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil para o edital “Ambassadors Fund for Cultural Preservation (AFCP)” – iniciativa que busca financiar projetos individuais de preservação do patrimônio cultural do Brasil. Agradecemos à vice chefe interina dos Estados Unidos da América Michelle Esperdy e à cônsul dos Estados Unidos da América em Belo Horizonte Katerine Ordoñes.
O projeto vencedor foi “Recuperação e Revitalização da Casa da Glória, - Diamantina” prédio histórico e do Patrimônio Mundial da UNESCO, pertencente à Universidade Federal de Minas Gerais e órgão complementar do Instituto de Geociências (IGC). As ações relacionam-se à reforma e restauração da Casa da Glória e do Passadiço da Glória e objetiva preservar o patrimônio histórico de Diamantina em Minas Gerais e as oportunidades que o espaço irá oferecer para alunos, professores e a comunidade da UFMG e do mundo.
Agradecemos a todos os envolvidos que auxiliaram e se esforçaram para que esse projeto pudesse ocorrer, em especial à Excelentíssima Senhora reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, à Cynthia Rocha, que colaborou muito na elaboração do projeto e foi o elo entre a coordenadora do projeto e a embaixada dos EUA, ao Luiz Felipe Calvo, Engenheiro do Departamento de Manutenção e Operação da Infraestrutura - (DEMAI) que ajudou prontamente nos orçamentos, à Adalma Fernandes Teixeira e Gionette Evangelista da Conceição, servidoras da Casa da Glória em Diamantina, que forneceram os acervos necessários como fotos, plantas, lista de eventos e artigos sobre a Casa da Glória e à equipe da Fundep que auxiliou nos formulários necessários ao envio do projeto. Parabenizamos à Vilma Lucia Macagnan Carvalho, ex Diretora do IGC no momento do envio do projeto e ao Bernardo Machado Gontijo, diretor da Casa da Glória. A comunidade do IGC é grata ao excelente trabalho e dedicação da docente Maria Giovana Parisi, do Departamento de Geologia, que conduziu e coordenou com elegância, beleza e afinco todo o projeto vencedor.
Para saber mais sobre essa incrível conquista da UFMG leia a matéria a seguir: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/recuperacao-da-casa-da-gloria-em-diamantina-tera-recursos-do-governo-dos-eua
Comentários