Novas formas de financiamento agrícola e a adoção de políticas de cunho liberal autorizaram transformações profundas no uso do território brasileiro a partir das décadas de 1980 e 1990. A partir de então, o agronegócio difunde-se pelo país e diversos pontos do território passam a ser atualizados para produzir, primordialmente, commodities para exportação.
O estado de Minas Gerais possui perfil de produção agrícola diversificado. Algumas regiões do estado, como o Triângulo Mineiro e o Sul, conseguiram articular-se rapidamente com o agronegócio internacionalizado. Outras vão ser atingidas por esses vetores de atualização territorial de modo mais lento.
A microrregião de São João del-Rei, historicamente uma bacia leiteira de importância regional, tem assistido, nos últimos 20 anos, a um processo de transformação de seu perfil produtivo com a substituição de culturas tradicionais por cultivos ligados ao agronegócio, como a soja, o milho e o trigo. A microrregião recebe novos aportes de ciência, tecnologia e informação para assegurar esta nova produção. Mais ligada a produção internacionalizada, a região fragiliza-se ao perder parte de sua autonomia uma vez que seus rumos são definidos por empresas estrangeiras e balizados nos mercados de commodities.
Convidado:
Prof. Dr. Márcio Toledo (CV Lattes)
Professor e pesquisador nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (MG)
Data: 11/11/2019 - 18h30
Local: Auditório do IGC-UFMG
Informações: fabio.tozi@gmail.com
Inscrições para certificados: http://bit.ly/agronegocio_MG
Comments