top of page

Janeiro é mês de diversão e aprendizado sobre ecologia na Estação Ecológica UFMG


Em plenas férias escolares, monitores, crianças e responsáveis participam do Ecco Kids. Evento oferece atividades de educação e conscientização ambiental e vai até o final do mês na Estação Ecológica UFMG.


A edição de 2020 do Ecco Kids está especial. De 13 de 31 de janeiro de janeiro, o evento conta com uma programação diversificada, pensada especialmente para crianças de 5 a 14 anos de idade, que inclui trilhas pela vegetação, brincadeiras e oficinas. As atividades aguçam a curiosidade e o aprendizado dos pequenos, em especial sobre o meio ambiente.


Crianças atentas às instruções do monitor antes do começo das atividades


Oficinas


Na manhã do dia 13 de janeiro, uma turma de 20 crianças adentrou os espaços da Estação Ecológica com um olhar muito curioso, já que para a maioria, era a primeira vez que entravam naquele espaço. A primeira das atividades foi a brincadeira Canibal, na qual as crianças tinham que seguir pistas e fugir de obstáculos para conseguir alcançar a chegada. Ao mesmo tempo em que corriam e se divertiam, elas conheciam alguns ambientes repletos de vegetação e que não fazem parte do cotidiano da maioria das crianças dos grandes centros urbanos. Para Cátia, uma das mães acompanhantes, “essa é uma oportunidade de as crianças se afastarem dos eletrônicos e conhecerem novos espaços”.


Os monitores da reserva natural encerraram as atividades do dia com a Oficina Bicho Pau. Eles trouxeram caixas, que continham diversos insetos empalhados, e depois de apresentar cada um, falaram sobre algumas características principais desses animais. Logo depois, eles retiraram bichos-pau de pequenos viveiros para mostrar às crianças. E, enquanto isso tudo ocorria, monitores e pais se dividiam para responder as diversas perguntas das crianças que surgiam a todo instante. Para Carlos Augusto, avô do pequeno Vitor Lussa, a educação ambiental era uma das principais pautas do dia. “Esse vai ser um aprendizado duradouro para o Vitor, porque é nessa idade que se forma o cidadão preocupado com o meio ambiente”, disse.


Oficina Bicho Pau


Outros que aprendem com a Ecco Kids são os próprios monitores da Estação Ecológica, como disse Laura de Matos Paiva, aluna do 7° período de Ciências Socioambientais da UFMG e monitora na reserva há 2 anos. “Essa é uma outra forma de dar educação ambiental, uma forma que foge daquele padrão de sala de aula, porque a brincadeira também é um meio de aprendizado. E a modo como eles aprendem também é algo que me ensina enquanto estudante”, afirmou.


Monitores da Oficina Ecco Kids, dentre eles estudantes do IGC


Ficou interessado em participar e levar seu filho para aprender? As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3409-2295.


Veja mais fotos sobre o evento, na página da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, no Facebook. Acompanhe também a cobertura das atividades no Facebook e no Instagram da Estação Ecológica.



Notícia original da seção de Notícias da Proex/UFMG por Joice Lopes, publicada em 15/01/2020.

8 visualizações

Kommentare


bottom of page