Estudantes do IGC/UFMG se mobilizam para a apresentação oral de trabalhos do III Simpósio de Estudos, que acontece na segunda e terça-feira, 7 e 8 de outubro, no Auditório do IGC. Este evento integra o 22º Encontro de Extensão - Semana do Conhecimento 2019 da UFMG.
Entrevistamos três estudantes que apresentarão seus trabalhos de extensão no Simpósio acerca de suas ações desenvolvidas e expectativas:
Ghiulia Cabral Martins
P.: Em que consiste seu trabalho de pesquisa/extensão?
R.: O projeto "Construção Social de Mercados Agroecológicos Popular e Solidários de Agricultores/as e Produtores/as na UFMG" consiste no apoio à "Feira da UFMG: Agroecologia e Economia Popular e Solidária" e aos seus integrantes, com o intuito de consolidar oportunidades de transformação social, econômica e de desenvolvimento socioespacial e ambiental de agricultoras/es familiares e produtores agroecológicos metropolitanos. A extensão auxilia na redução das práticas de atravessadores, diminuição no custo de transações e geração de renda e desenvolvimento territorial para os agricultoras/es e produtoras/es participantes. O projeto permite a aproximação do ensino, da extensão e da pesquisa à produção de conhecimentos da realidade rural metropolitana.
P.: Quais são suas expectativas para o III Simpósio?
R.: O Simpósio permite a divulgação das diversas ações extensionistas que estão sendo realizadas no IGC-UFMG, através dele temos a possibilidade de compartilhar, conhecer e trocar conhecimentos de diferentes tipos e realidades.
Isadora Fonseca Navarro
P.: Em que consiste seu trabalho de pesquisa/extensão?
R.: O projeto "O programa estação ecológica é socialmente inclusivo?" consiste em um mapeamento das áreas de vulnerabilidade social em relação às escolas atendidas pelo programa a fim de que aquelas que se classifiquem em situação de vulnerabilidade possam retornar gratuitamente à Estação Ecológica e aquelas que se encontram nessas áreas, mas não frequentam o espaço, possam conhecer o trabalho de extensão desenvolvido no local.
P.: Quais são suas expectativas para o III Simpósio?
R.: As minhas expectativas com o III Simpósio consistem em melhorar a atividade de extensão na qual eu estou inserida e também poder conhecer as demais realizadas no IGC.
Ewerton Junio da Silva Laet
P.: Em que consiste seu trabalho de pesquisa/extensão?
R.: O trabalho consiste na elaboração, no MHNJB, de um circuito voltado para escolas de educação básica (fundamental e médio) abarcando conteúdos da Geografia. O circuito é composto de caminhada pela área verde e visitação a exposições de Paleontologia e ao Presépio do Pipiripau. Busca-se proporcionar ao visitante, por intermédio da interpretação da paisagem, a compreensão do clima e vegetação da região, a importância e impactos de áreas verdes nos grandes centros urbanos e a conscientização sobre as transformações que a espécie humana tem provocado na biosfera.
P.: Quais são suas expectativas para o III Simpósio?
R.: Expectativa em conhecer outros trabalhos desenvolvidos na mesma área, seus acertos e dificuldades encontrados, além da troca de experiências.
A programação completa pode ser visualizada aqui. E as inscrições como ouvintes podem ser realizadas neste formulário. Estejam todas e todos convidados a prestigiar os trabalhos dos estudantes do IGC!
Comments