top of page

Documentário sobre a tragédia de Brumadinho será exibido nesta quinta 26/09

Exibição faz parte do programa Participa UFMG, que conta com a participação de docentes do IGC



As nuances de um triste episódio da história brasileira - o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) - são dissecadas pelos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone no documentário "Lama: o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho" (2019).


O filme será exibido, em sessão comentada, na quinta-feira, 26, às 19h, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) – campus Pampulha da UFMG. O evento contará com a presença do diretor Carlos Pronzato, argentino residente no Brasil, autor de mais de 50 documentários dedicados especialmente a temas sociais, políticos, à preservação da memória e ao protagonismo popular.


A entrada é gratuita e aberta ao público. As inscrições podem ser feitas no link: https://questionarios.ufmg.br/index.php496655


Pronzato e Pontone percorreram estradas e ruas para registrar o cenário de lama e captar vozes dos atingidos. Produzido de forma independente, o filme mostra ainda entrevistas com militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos oficiais e especialistas, propondo-se a reunir alternativas, percepções e sensibilidade em torno do tema.


O evento é uma realização do programa Participa UFMG, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), iniciativa criada para articular esforços e ações para avaliar e mitigar os impactos causados com o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.


O programa Participa UFMG conta com a participação de cinco docentes do IGC (lista completa dos docentes cadastrados). Além disso, iniciou-se há pouco o programa Centro Geocientífico de Prevenção e Resposta à Desastres (registro no SIEX), desenvolvido no IGC, que busca analisar e propor soluções para desastres como o rompimento de barragens.


Notícia original da Pró-Reitora de Extensão (Proex) publicada em 20/09/2019.

Modificada em 23/09/2019

19 visualizações

Comments


bottom of page