Livro: Climate Justice and Participatory Research: Building Climate-Resilient Commons
"Diversas histórias de pesquisa participativa, ação coletiva e engajamento comunitário equitativo como um caminho para a justiça climática."
Esse livro é fruto de diversas colaborações, entre elas temos o resultado da parceria de Lussandra Gianasi com a Professora Patricia E. Perkins da York University de Toronto.
Fruto da participação do Queen Elizabeth Scholars research network, do qual participou como bolsista a orientanda Daniela Campolina com bolsa no Canadá discutindo assuntos dos grupos de pesquisa que a professora Lussandra Gianasi é coordenadora.
Capítulo 8 - Mining and Water Insecurity in Brazil: Geo-Participatory Dam Mapping (MapGD) and Community Empowerment
Autoras: Daniela Campolina and Lussandra Martins Gianasi
Sinopse traduzida:
A catástrofe climática põe em evidência as desigualdades extremas que ameaçam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Os mais pobres e marginalizados, menos responsáveis pelo consumo e pelas emissões que geram a mudança climática, são os primeiros e os mais afetados e os menos capazes de se proteger. A justiça climática é simultaneamente um movimento, um campo acadêmico, um princípio organizador e uma demanda política. Construir justiça climática é uma questão de vida ou morte.
A Justiça Climática e a Pesquisa Participativa oferecem ideias e inspiração para a justiça climática por meio da criação de pesquisa, conhecimento e meios de subsistência comuns e resiliência climática baseada na comunidade. Ele reúne articulações do que, por que e como da justiça climática por meio das vozes de acadêmicos-ativistas enérgicos e motivados que estão construindo alianças na América Latina, África e Canadá. Exemplificando a transformação socioecológica por meio do engajamento público equitativo, esses estudiosos, ativistas climáticos, educadores comunitários e professores se reúnem para compartilhar suas histórias de pesquisa participativa e ação coletiva.
Com base na experiência e nos processos atualmente em andamento, Justiça Climática e Pesquisa Participativa explora o valor de bens comuns, ação coletiva, proteção ambiental e parcerias equitativas entre especialistas da comunidade local e aliados acadêmicos. Ele demonstra os efeitos negativos das ações relacionadas ao clima que atropelam os interesses e o bem-estar das comunidades locais e reconhece os inúmeros desafios da pesquisa participativa. Este é um trabalho comprometido com o trabalho prático de transformar as socioeconômicas de situações de vulnerabilidade para o bem-estar coletivo.
Acessem o livro há muitos capítulos interessantes.
Arquivo para o capitulo e link para o livro completo abaixo:
Comentarios