top of page

Aluno do IGC têm o seu TCC publicado na Revista Geografias

  • Foto do escritor: Extensão ao Alcance de Todos
    Extensão ao Alcance de Todos
  • 21 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Raul Vieira Martins da Silva, estudante de Geografia do IGC/UFMG e orientando do Prof. Luis Felipe Soares Cherem, e defendeu no 2º semestre de 2022 o seu Trabalho de Conclusão de Curso e publicou o mesmo em 01 de agosto de 2023, em formato de artigo, na Revista Geografias da UFMG.


Título da Tese: "APA Sul RMBH: análise ambiental e classificação das áreas de conflito, conservação e tensão




RESUMO:

O presente trabalho tem como propósito comparar áreas de uso e ocupação do solo, direito minerário e geodiversidade no interior da APA (Área de Proteção Ambiental) Sul RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte), sendo representados pela: mineração, habitação, Unidade de Conservação, vegetação, Concessão de Lavra e geologia. A fim de analisar se os objetivos da APA referente à conservação estão sendo alcançados, objetiva-se produzir um mapa principal classificando onde estão incidindo as áreas de Conflito, Conservação e Tensão.

Para tanto, foram utilizados como ferramentas de análise: a revisão bibliográfica, o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e a linguagem de programação em Python, para a criação de algoritmos. Predominam-se as áreas de Conflito Alto em Nova Lima e em Belo Horizonte, com incidência expressiva; o Conflito Médio é disperso e ocorre em Nova Lima, Santa Bárbara, Brumadinho e, majoritariamente, em Belo Horizonte; o Conflito Baixo está em boa parte da APA, tendo como exceção os municípios de Raposos, Barão de Cocais, Catas Altas e Caeté, onde a incidência é menor ou ínfima.

A Conservação está em quase todo a APA, sendo que a do tipo Ideal se encontra mais em Santa Bárbara, Raposos e Catas Altas, mas contém áreas significativas em Nova Lima; a do tipo Alta está em quase toda a APA, mas sem agrupamentos, estando ausente em Belo Horizonte, Ibirité e Raposos; já a Média é muito parecida com a Alta, porém, sua concentração é mantida mais em Brumadinho; a Baixa é bastante encontrada em Brumadinho e em Itabirito, mas de uma maneira muito espaçada ao longo da APA. As áreas de Tensão estão aglomeradas entre o limite de município de Nova Lima e de Brumadinho, e com agrupamentos em Ibirité, contendo pontuais ocorrências em Itabirito e em Nova Lima.

Dessa maneira, constatou-se que o Conflito é permeado onde incidem as habitações, onde o relevo é menos movimentado, e as cavas de mineração, onde estão as formações ferríferas da Formação Cauê. A Conservação pode ser vista na Serra da Gandarela, onde a riqueza fitofisionômica é abundante. Já a Tensão está em grande parte onde estão o minério de ouro e de ferro em prospecção, na Sinclinal Moeda. Os resultados observados podem auxiliar para que haja um melhor embasamento científico para o zoneamento ecológico-econômico na APA, considerando a riqueza geoambiental e o uso sustentável que ela abarca.


Título do Artigo: "Mapeamento das Áreas de Conflito, Conservação e Tensão da APA Sul RMBH, Minas Gerais, Brasil"


Autores:


Confira o artigo no site:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
NOVOS ARTIGOS PÚBLICADOS!

“A geospatial insight into farmland abandonment in Matopiba: the emerging frontier of Brazilian agriculture”, de autoria de Laís Freitas...

 
 
 

댓글


Projeto Extensão ao Alcance de Todos

Email: extensaoaoalcancedetodos.igc@gmail.com

Telefone: (31) 3409-7506

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha, CEP: 31.270-901, Belo Horizonte - MG

Instituições
PRANCHA_1_ LOGOMARCA IGC_edited_edited
principal_completa_ufmg_edited
proex_edited
siex_logo_edited
Redes Sociais
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Acompanhe-nos nas redes sociais!

2019 - Projeto Extensão ao Alcance de Todos - Instituto de Geociências - Universidade Federal de Minas Gerais. Criado com Wix.

bottom of page